top of page

Entenda as diferentes dietas vegetarianas

A mudança de hábitos alimentares, como a exclusão de certos alimentos de nosso cardápio, não deve ser feita sem acompanhamento profissional.

(Foto: google)

Vegetariano(a) não é somente aquele que opta por excluir do cardápio carnes de qualquer animal, como carne bovina, suína e peixes. O termo tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, mas possui algumas subdivisões. São chamados de "Semivegetarianos" aqueles que não comem somente a carne vermelha, já os que não consomem nenhum tipo de carne mas incluem em sua alimentação ovos, leite e seus derivados são chamados de "Ovolactovegetarianos". Os "Ovovegetarianos" comem ovos mas abrem mão do leite e de seus derivados. Os "Lactovegetarianos" retiram os ovos da dieta, mas não o leite e seus derivados. Há também os "Vegetarianos estritos", que não comem carne, ovos e nem o leite ou seus derivados, e por fim os "Veganos" que não ingerem nada de origem animal, inclusive mel e derivados; couro, lã e seda também são proibidos.


Para a nutricionista Prisciele Gomes ninguém consegue ser vegetariano a vida toda porque a proteína de origem animal é essencial na reconstrução dos tecidos, imunologia e também é uma importante estrutura no transporte de oxigenio para as células, além de ser fonte de energia. A dieta só é recomendada em casos por exemplo, de pacientes renais crônicos. Situação na qual o rim já não está filtrando, então a proteína deve ser retirada porque seu produto final são a creatinina e a uréia, substâncias tóxicas ao organismo e que se não forem eliminadas caem na corrente sanguínea. O paciente passa então para uma dieta rica em soja, que é uma proteína de baixo valor biológico e que não libera essas substâncias.


Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em 2012, 15,2 milhões de brasileiros são vegetarianos, quantidade equivalente a 8% do total da população do país. Sendo São Paulo a capital com maior número de vegetarianos, mais de 792 mil pessoas,totalizando 7% da população. Em seguida vem o Rio de Janeiro com 632 mil pessoas e Fortaleza com 350 mil adeptos da dieta.


Larissa Tanzi, 21 anos é vegetariana desde os 13 anos de idade e diz que depois de tanto tempo sem os nutrientes de origem animal, precisa tomar um comprimido de complexo B por dia para auxiliar na memória e dar energia, além de uma injeção semanal de vitamina B12, essencial para a formação das hemácias e do sistema nervoso central. Larissa conta que não sente falta da carne na dieta, mas que teve alguns problemas para mantê-la no começo. "Confesso que no começo senti muita diferença por sair e não ter quase nada que não tenha nenhuma carne, além de poucos lugares com opções vegetarianas".


"Fiquei um tempo sem comer pra ver se conseguia. Nunca mais comi, me sentia mais leve, menos nervoso, minha energia estava de certa forma mais leve", diz Eduardo Barros, 25 anos, adepto da dieta há 2 anos. Ele conta que resolveu se tornar vegetariano por questões éticas, quando começou a se questionar sobre o tratamento que os animais recebem e que passou a se alimentar muito melhor e que não tem necessidade de repor nenhum nutriente.


Ainda segundo a nutricionista, retirar da dieta qualquer alimento presente na pirâmide alimentar não é indicado, por isso nenhuma dieta deve ser feita sem acompanhamento médico e nutricional.


Em destaque
Posts recentes
Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Ícone do App Instagram
bottom of page