top of page

Desabafos de uma diabética esquentadinha

Pessoinhas lindas do meu coração (ou não né...) que tal aproveitar que dia 14 de novembro é o dia mundial do diabetes e dar uma olhadinha no tio Google pra não sair falando besteiras por aí?! Ou então dar uma lidinha nesse "pequeno" post da tia Mari?! Vamos lá, vou pegar vocês pela mãozinha e dar uma aulinha básica!!


Garanto que muitos docinhos como eu vão agradecer imensamente se vocês pararem de achar que aquela diabetes que a vó, o vó, tio, tia distante, gato ou até mesmo seu cachorro (sim, pra quem não sabe eles também podem ficar docinhos) adquiriu com o passar da idade É IGUAL A MINHA! Pra quem não sabe existem dois tipos mais comuns de diabetes: a tipo 1 (MEU CASO), que é auto imune, ou seja: minhas queridas e amadas (só que não, pelo menos não nesse caso) células de defesa um belo dia resolveram se rebelar e tiveram uma briga com as células beta do meu pâncreas que não aguentou o tranco e teve que "terceirizar o trabalho", me tornando INSULINO-DEPENDENTE.


Já a diabetes tipo 2 sim é aquela que as vovós e vovôs acabam desenvolvendo com o passar da idade, pessoas obesas também, porque o pâncreas, coitado, vai ficando velhinho e também resolve se aposentar, ou melhor: reduzir seu trabalho, sendo assim a diferença é que ele não para TOTALMENTE de trabalhar, e por isso remédios funcionam e resolvem o problema rapidinho na maior parte das vezes. Claro que os dois casos dependem de cuidados especias, dieta e exercícios físicos regulares, maaaas... VAMOS LÁ QUE ISSO É MUUUUUUITO IMPORTANTE!!!! O fato de não haver produção alguma de insulina, ou dela não ser suficiente não significa (gravem isso: NÃO SIGNIFICA) que um docinho ou outro de vez enquanto, um drink ou outro, e até mesmo aquela pizza deliciosa estejam terminantemente proibidos!!!!


Ter um pâncreas pifado não é empecilho pra ABSOLUTAMENTE NADA!! Desde que haja um bom controle e tudo seja feito com moderação NADA É PROIBIDO!!!! Então pelo amor de Deus PAREM de falar coisas como: "mas você pode comer isso?" "Sua diabetes é do tipo ruim?" (Migos, tipo ruim eu SEMPRE FUI, não foi meu pâncreas que mudou alguma coisa hahahaha) "nossa, mas eu não aguentaria ficar sem comer doce!!" (E eu lá aguento?! Sou de ferro não!! O negócio é o seguinte: a hora que a dona Vida chega com a faca no seu pescoço e diz: ou você faz, ou você faz!! Acreditem, VOCÊS FAZEM!!!! Sem choro nem vela).


Parem também com coisas do tipo: "nossa o/a (INSIRA UM PARENTE DISTANTE (OU NEM TANTO) E DIABÉTICO AQUI) morreu disso/ amputou seja lá o que for/ ficou cego/ ou qualquer outra possível consequência da doença (NÃO SÃO POUCAS) como uma forma de "animar" (pra não dizer outra coisa) alguém com diabetes, nenhuma dessas coisas são agradáveis de se ouvir e dão a entender que pra uma pessoa falar isso e que não conhece o assunto a fundo todos os casos são iguais e terminam em tragédia, isso não é motivador em nenhum sentido, (até porque, como já disse: DIABETES NÃO LIMITA NINGUÉM E NÃO É SENTENÇA DE MORTE). Botar medo não faz ninguém tomar vergonha na cara e ir se cuidar, quem faz isso são duas coisas chamadas APOIO E CARINHO!! Pq um diabético sem suporte familiar e de quem mais estiver ao redor não vai estar nem ai pra nada mesmo, e não há quem vá fazer com que ele mude de ideia!!


E PRINCIPALMENTE: parem de achar que conhecem tudo sobre uma doença que vocês não tem! Juro que entendo a preocupação que vocês tem, mas essa coisa de querer ensinar o padre a rezar a missa não é nada legal, muito menos confortável! Se conscientizem e aprendam!!


Beijinhos doces!!


Em destaque
Posts recentes
Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Ícone do App Instagram
bottom of page