top of page

Alimentação saudável: é o primeiro passo para uma gestação tranquila


(Via: Google)

Adriana Dias Vieira de Brito, 32, está grávida de 3 meses e assim como toda gestante se preocupa com os alimentos que ingere, com a sua saúde e a do seu filho (a). "Procuro me alimentar de 3 em 3 horas e tenho consumido mais frutas e verduras", conta Adriana. Uma dieta rica e balanceada ajuda a absorver nutrientes para a formação do bebê, o que influenciará pelo resto da vida, prevenindo assim a desnutrição ou superalimentação. Todo o cuidado neste período, é necessário.

(Arquivo Pessoal)

Adriana conta que está se cuidando para não engordar durante a gravidez.

Para a nutricionista Camila de Cássia Rodrigues a alimentação na gestação deve ser adaptada para cada situação. Se a mulher está com baixo peso, peso normal ou sobrepeso no início da gestação, consequentemente isso irá determinar as quantidades calóricas

que ela deverá ingerir. "Deve ser escolhido alimentos que contém todos os nutrientes necessários. Carboidratos de boa qualidade e ricos em fibras", explica Camila.

(Arquivo Pessoal)

"Não vale comer por dois", brinca a nutricionista.

Segundo Camila o ferro tem muita importância nesta fase, pois é responsável pela prevenção da anemia e o ácido fólico para a formação do tubo neural do bebê. E ressalta que as fontes de vitaminas, minerais como frutas, verduras e legumes devem estar presentes diariamente. Pois são ricos também em fibras, possuindo ferro e ácido fóbico. Substância encontrada principalmente nas folhas verdes escuras e nas carnes vermelhas.

Cuidado dobrado

A nutricionista alerta que não se deve confundir a gestação com um período para esbanjar na alimentação. Não vale comer por dois. "Os doces, lanches e guloseímas em geral devem ser consumidos com moderação", afirma Camila. Ela explica que o peso deve ter um aumento de 300 calorias somente a partir do terceiro mês de gestação e apenas se gestante estiver com peso pré-gestacional normal.

Embora a mulher esteja gestante, Camila traz a reflexão para as futuras mamães sobre as dietas, dizendo que elas não devem ser feitas nesse período. Mas se a gestante estiver acima do peso ao iniciar a gestação, ela deve ter um controle maior para não ganhar muito peso. Lembrando que: a alimentação da mãe durante o desenvolvimento intrauterino do feto determina o risco do bebê em desenvolver doenças.

Atividade Física

As atividades físicas e massagens só devem ser feitas sob orientação médica. Várias atividades são indicadas, como hidroginástica, caminhadas leves, pilates para gestantes e ioga. Principalmente quando a mãe está acima do peso. Mas só deve ser práticado com orientação de um profissional habilitado.


Em destaque
Posts recentes
Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Ícone do App Instagram
bottom of page