top of page

O que consumir e não consumir no caso de dengue?


(Via: Google)

Felipe Fernando, 24, prof° Educação Física, conta que se contaminou com a dengue e as dores foram muito fortes, mas que se alimentou bem e sarou. "Tomei muita água e comi alimentos", conta Felipe. Ele que é um dos 48.624 casos confirmados, quantidade divulgada segundo a Secretaria de Saúde da cidade de Sorocaba (SP).

(Arquivo Pessoal)

Felipe volta a vida normal, depois da dengue.

A nutricionista Camila de Cássia Rodrigues recomenda que para os pacientes com dengue é primordialmente a hidratação, com água, sucos ou isotônicos, cerca de 60 a 80 ml de líquidos por quilo de peso ao dia, fracionados. "Manter o organismo bem nutrido é fundamental para a recuperação", explica Natália.

Durante o período com a doença ela sugere consumir refeições leves, sem frituras ou alimentos pesados, preferir frutas, legumes e verduras ricos em vitamina C e ferro. Ingerir boas fontes de proteína, como as leguminosas, ovos, leite e carnes magras, já que o sistema imunológico estará alterado.

(Arquivo Pessoal)

Para Camila nos casos de náuseas, o paciente deve procurar se alimentar em pequenas quantidades de 2h em 2h. Na ingesta menor de alimentos opte por complementos enriquecidos com vitaminas, minerais e hipercalóricos. "Em casos mais graves, reconsulte o seu médico", alerta.

E explica o tão consumido inhame. "Quanto ao consumo do inhame para repelir o mosquito da dengue ou o uso de complexo B, não há evidências cientificas que comprovem o uso", afirma a nutricionista.

Recentemente a Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) divulgou a lista dos alimentos que devem ser evitados em caso de dengue, são aqueles com salicilatos e os de ação antitrombótica, a fim de evitar risco de hemorragia, tais como:

ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE, UVA, ALHO, CEBOLA e GENGIBRE.

Conforme os dados publicados no G1 Sorocaba, 09/05/2015, os óbitos notificados na cidade sã0 somados 22, há 15 mortes suspeitas que já foram descartadas e outras catorze sob investigação. Todo cuidado, é necessário, no caso da dengue.


Em destaque
Posts recentes
Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Ícone do App Instagram
bottom of page